Friday, October 19, 2007

A União Europeia somos NÓS!

Para as que já sabem, para as que não entendem nada do assunto e para as que estão confusas, aqui fica um apanhado daquilo que se anda a passar pela Europa nos últimos quase 60 anos.

Não quero dar uma de croma mas tenho vindo a ganhar consciência, a cada dia que passa, que precisamos de revitalizar o pensamento político e envolvermo-nos cada vez mais no que se passa à nossa volta. A verdade é que tanta coisa se decide a nível europeu e tanta coisa nos passa ao lado. Mas tudo o que se passa reflecte no nosso dia-a-dia. Nos preços das casas (a realidade cada vez mais real para cada uma de nós), na segurança social, no comércio, no leite e no pão. Por isso faço o apelo para que nos tornemos cada vez mais empenhadas na sociedade.

E o que deixo aqui, já com a minha habitual ignorância informática, são links para o site da União Europeia. Seleccionei aqueles textos que resumem o processo de integração da Europa e que por isso permitem-nos ter uma imagem geral dos acontecimentos.

http://europa.eu/abc/treaties/index_pt.htm

http://europa.eu/scadplus/constitution/introduction_pt.htm
(a história deste link termina com esta CIG de Lisboa e com o Tratado de Lisboa que será assinado a 13 de Dezembro)

Regras: Não vale gozar comigo! Contribuam com informações e Berliner com a tua visão sempre mais actualizada!

3 comments:

SL said...

Não estou a gozar, estou mesmo a querer agradecer uma vez que eu sou a MAIOR IGNORANTE, mas não consigo evitar:sabes que os links não estão bem "postados" (palavra da minha autoria), não sabes?!

Ahahahahahaha, que amor

mm said...

Pois...eu estava a contar com o tradicional copy/paste!

mm said...

Pois...eu estava a contar com o tradicional copy/paste!