Monday, April 30, 2007

Zumbing In Your Eyes

A minha cidade não é Nova Iorque. A minha cidade é Berlim. Ainda assim também tenho sonhos quentes, noites bonitas e música nos ouvidos. Como tu, tenho buracos nos bolsos. Sei disso porque ainda hoje, parada no sinal vermelho, larguei as mãos da bicicleta e quis aquecer-me no casaco. Dei por mim com um dedo num lugar estranho, fora do sítio onde os dedos ficam. Pensei
buracos todos temos, uns no forro outros na alma. pior que isso só no coração.
O sinal passou a verde, agarrei-me à velocidade com a força de um gavião, vi a cidade passar por mim como se o tamanho não importasse, como se tivesse engolido gasolina
sempre a pensar em ti
Cheguei ao destino
mas podemos todos mudar o nosso destino
e segui em frente, continuei a pedalar, a minha cabeça vazia das imagens de Berlim e cheia de imagens de ti, um momento atrás do outro como num filme em Super 8. As lágrimas e a boca seca, tudo a correr mais depressa que os pedais.
Corri tanto que descobri que em Berlim existe um monte, mais alto que todos os prédios, mais alto que L.A., mais alto que N.Y., mais alto que o muro. É um monte todo verde, onde se respiram as memórias, onde só vai um homem de cada vez. Onde se recebe o dom da visão do passado
onde te vi a ti e a ti, a este lugar e àquele, a este cheiro e ao outro. onde tive a certeza que o meu lugar era este, de que é Berlim a minha estrada e quem sabe até o meu final.

Voltei à bicicleta. Pedalei para o trabalho com a serenidade dos anjos que não caem. E só consegui pensar no Kennedy
Ich bin ein Berliner.

Friday, April 27, 2007

Zumbing in my ear

Heute

Habitus

O gajo corria para todo o lado
sim, os putos riem-se todos para mim, e então? não quero filhos.

O gajo nem sabia bem o que queria ou se queria mesmo o que quer que fosse
claro, vou daqui para ali de mochila nas costas porque me vou fazer mais homem.

Onde vais, rapaz? Pareces um soldado, sabes?
- O que tu sabes já eu esqueci.

Posso chegar a ti? Dar-te a mão ou encostar a cabeça?
- Ui. Podes pedir o que quiseres. Por ti corro o mundo, arranjo-te médicos se estiveres doente, psicólogos se precisares de ajuda, músicos se precisares se novos sons, curandeiros se quiseres remendar o coração. Mas nunca, nunca me peças a mão. Nunca me peças sossego. Isso dei só uma vez, uma só e nunca mais. E obviamente que, depois de um fim, ninguém quer um princípio. Só os cegos.

Mas e se eu prometer mudar a tua vida?
- Promessas. Leva-as o cabrão do vento.

Posso então ficar contigo?
- Podes, claro. Se me prometeres que não prometes nada. Porque isso quer dizer que não esperas nada. E que um dia, tanto tu como eu, podemos acordar de manhã e o outro não estar.





Claro que o gajo voltou a magoar-se. Claro que o gajo voltou a viver. Claro que voltou a acordar um dia e o outro não estava. Mas isso, pá, sempre é melhor, muito melhor, que acordar um dia sozinho, tendo adormecido sozinho na noite anterior.

Thursday, April 26, 2007

Futuro em risco?


Dra Mafalda corrija este documento pela 15º vez, sff.
Sim, Sr. Embaixador.
Sou muito chato, não sou?
É sim, Sr. Embaixador.

Pós 25 de Abril

Passei o feriado em limpezas: wc, cozinha, quarto, entrada. Aspirar, esfregar, lavar e cozinhar.



Dia de consequências, mais do que de homenagens....

Tuesday, April 24, 2007

Hoje

Mais uma moeda, mais uma voltinha.

Monday, April 23, 2007

Jardim das Estátuas

Lembram-se do video que fui filmar para uma cave escura em Benfica?
Cá está ele.



lol. a MN é que é a estrela da companhia. mas eu juro que apareço no canto. :P

PRAHA



«Ah», disse o rato, «o mundo cada dia fica mais apertado. A princípio era tão grande que até me metia medo, depois continuei a andar e ao longe já se viam os muros à esquerda e à direita, e agora – e não passou assim tanto tempo desde que eu comecei a andar – estou no quarto que me foi destinado e naquele canto já está a armadilha em que vou cair.» «Tens de inverter o sentido de marcha», disse o gato, e comeu-o.

Franz Kafka, Parábolas e Fragmentos, trad. João Barrento

post secret

Muito gosta a malta de bisbilhotar a vida uns dos outros.
É porque faz a nossa parecer boa, não é, não é?
Não, é só porque é divertido.

curtir AQUI

Friday, April 20, 2007

É chato... Até já

Competências III

Mais uma reunião, desta vez no Ministério Federal das Finanças.

Mafalda, amanhã às 9h30. Preparação da vinda do Ministro para o ECOFIN.
Finanças???
Não se preocupe porque vai ser só sobre questões organizacionais.

Desastroso dia seguinte:
9h00 Atraso-me porque demoro horas a decidir o que vestir (Mulheres!).

9h29 Perco-me porque sou o único projecto de diplomata que anda de transportes (Portugal!).

9h35 Encontro o único outro diplomata que anda de transportes e chega atrasado (Grécia!).

9h36 Enquanto tento fazer um ar profissional, adulto (!) e versado em protocolos diplomáticos, enfio o salto na calçada e perco o sapato no meio da estrada…

9h40 Concentrada em tentar-me equilibrar no salto meio partido, entro na imponente sala do Ministério, onde consecutivos cromos fazem questão de se apresentar, convencidos que eu sou uma perfeita entendida em assuntos financeiros.

9h44 Sento-me no meu lugar com direito a bandeirinha e placa. Cheira-me logo a esturro. POR FAVOR questões organizacionais. POR FAVOR questões organizacionais.

9h45 Bom dia a todos. Espero que possamos aqui abordar aprofundadamente as matérias do encontro ministerial, e que ainda hoje transmitam os conteúdos substanciais da mesma aos vossos respectivos Ministros. Comecemos pelo tema central: a estabilidade dos mercados financeiros e os Hedge Funds.

9h45 Viro verde, amarela e roxa. Engulo 2 cafés de seguida. Não há crise. Não há de ser nada de assim tão importante.

10h15 ….este assunto é particularmente importante para Portugal (26 cabeças viram-se para mim), onde decorrerá a próxima Presidência da UE, pois…

10h25 Entre escrever freneticamente e copiar do coleguinha do lado (!), olho para baixo e deparo-me com uma malha gigantesca nos collants! Como se não faltasse mais nada!!


10h26 No meio de toda a pompa e circunstância, Portugal puxa discretamente uma cadeira para a frente e representante de ilustre país retira os collants em plena sala diplomática.

11h30 Saio (sem collants!) do Ministério e respiro fundo. Agora só falta escrever um relatório para o MNE e outro para entregar no próprio dia ao próprio do Teixeira dos Santos. Logo eu, que não tive sequer uma cadeira de finanças… É na boa.


PS.: Não esquecer que todo o cenário em língua germânica ganha contornos bastante mais dramáticos...

Thursday, April 19, 2007

cá vou eu, berlim.


I've Got Soul But I'm Not A Soldier

- Vai ser mais um dia daqueles compridos. Vai acabar em mais uma noite de bebedeira de calor. Vou ter de te dizer sai de cima de mim, adoro o teu corpo mas não aguento mais o suor.

Zac levantou-se mais cedo que o normal, encontrado em pensamentos de morte. Ou talvez fosse só mesmo o calor. Apertou os atacadores como se fossem cordas de um barco, deu aos pés nós cegos de marinheiro. Vou atrás de ti, disse baixinho. Em vez disso saiu de casa de pulmões preparados, correu paredes em cima do mar, entre uma cidade e outra. Correu até que o suor finalmente escorresse, correu a olhar para os pés, sentiu-se mais homem que o normal, achou que os sapatos lhe cresciam dia após dia, passo atrás de passo.

- Vai ser um dia bom. O Verão ameaça as nuvens, as sacanas vão finalmente perder o duelo de titãs, eu vou finalmente abrir os braços no ar, eu vou finalmente amar a terra. Eu sou bicho de Verão. Mais que os leões de Nipepe.

Zac ouve mais música que a que devia, vê mais imagens que as que tem direito o ser humano. Não é por acaso que Deus é Deus. Não é por acaso que Deus criou o Homem. Zac pisca o olho à vida curta, sabe o segredo do mundo, sabe que há homens imortais, sabe que há potência que se agarra com as mãos, como há sexo que se faz ao frio. Diz-me que me adoras e eu faço foguetões. Bato palmas e tudo.

- Vai ser um dia comprido. Mas vou chegar ao fim com a sabedoria de quem correu ao som de Callas, de quem soube que pode muito bem ser que Vincent Delerm venha a ser substituto de Gainsbourg, passando a heresia.

La question : Avez-vous déjà fait souffrir votre partenaire ?

Wednesday, April 18, 2007

More Than WORDS - To Berliner

(it's an image, isn't it?)



Please?

Tuesday, April 17, 2007

Apontamento de Felicidade Extrema

24º em Lisboa às 20:18.
Bom.

curto o refrão. e esta minha possibilidade de escrever posts durante a tarde. mas já acabou. foram dois, foi bonito.

gostava que fosse isto.a minha vida.

O importante é ter alguém,
um momento de atenção
e partilhar o mundo inteiro.
Ter tudo na nossa mão.

Saber de ti, saber de nós,
andar mortinho por viver
e acreditar naquele instante.

(marca)

Mais perto do que é importante.

PS - isto, apesar de ter fins publicitários, é poesia para os meus ouvidos e o meu novo lema de vida. Tentei vigorasamente fazer upload de um filme caseiro de grande qualidade mas sem consequências óbvias (de óbvio só mesmo a irritação).

Capoeira alemã


Venho por este meio comunicar que desde ontem sou uma pessoa ultra cool, uma vez que faço capoeira e sei gingar!
Claro que às vezes me sinto num filme cómico, porque ver uma data de alemães enormes a dançar e a cantar brrrasileirrro é muito diverrrtido.
O que vale é que o professor e mais alguns são brasileiros de gema e são todos mesmo simpáticos. No final da 1ª aula já era tudo amigo. Reina no entanto um espírito muito próprio e há que vestir a camisola verde e amarela.

E tu como te chamas?
Mafalda. E tu?
Gato amarelo



P.S.: A minha parte preferida foi a de fazer o pino. Tenho imenso jeito!!

Monday, April 16, 2007

É isto. a minha vida. (cont.)


Abril


Esta praia aqui sem ninguém, umas boas imperiais e amendoins, jogos de matraquilhos e sotaque alentejano a cheirar a Verão. Areia nos pés e sal nos dentes. Espaços tão antigos e revisitados que as memórias se renovam e substituem sempre.

Live in Berlin - Domingo

Deerhoof - Kidz are so Small

Última descoberta: Recomenda-se, sobretudo live!

Live In Berlin - Sábado

Scissor Sisters - I Don't Feel Like Dancing

Friday, April 13, 2007

Hoje

"Stop all the clocks, cut off the telephone,
Prevent the dog from barking with a juicy bone,
Silence the pianos and with muffled drum
Bring out the coffin, let the mourners come.

Let aeroplanes circle moaning overhead
Scribbling on the sky the message He Is Dead,
Put crepe bows round the white necks of the public doves,
Let the traffic policemen wear black cotton gloves.

He was my North, my South, my East and West,
My working week and my Sunday rest,
My noon, my midnight, my talk, my song;
I thought that love would last for ever: I was wrong.

The stars are not wanted now: put out every one;
Pack up the moon and dismantle the sun;
Pour away the ocean and sweep up the wood.
For nothing now can ever come to any good"

W.H. Auden

Thursday, April 12, 2007

Lisboa - Berlim -


Conversas de corredor

Dra. G, posso sair a horas hoje?
Porquê?
Queria ir à missa.
Quem morreu?
...

Vais onde???
À missa.
E porquê???
Porque gosto ...

Kinder Felicidade



Fizeram me um bolo todo especial de corrida e com recheio de kinder! Danke schön!

Jack


I'll not die without having seen one.
I've seen it.
And I've seen it long before I ever saw any of you.

Wednesday, April 11, 2007

Japoneses na Alemanha

Restaurante Sushi:

Vai demorar muito? É que estou com pressa...
Sim demora.
E quanto tempo?
5 minutos.

Alemães IV


À venda: fósforos anti-tempestade!!!

Incrível. Os alemães inventam de tudo! Aconteça o que acontecer neve, chuva, vento ou ciclones o fósforo resiste a tudo.

Questão tuga: Como é que se apagam??

Polónia

A Polónia é um país lindo.
Tem polacos.
Falam polaco.
Teve bom tempo.
E a cidade é encantadora.

Thursday, April 5, 2007

Wednesday, April 4, 2007

E isto a minha...


Dra. Mafalda amanhã de manhã tem que ir ao Minsitério dos Negócios Estrangeiros por causa do encontro ministerial UE-ASEM. Depois faça o relatório. É sobre os ASEF's, Declarção de Hanoi e o follow up Helsinki. Enfim, as tretas do costume!

????????????????
UE ASE quê
?????????????????????

É isto. a minha vida.

Microsoft Re-Designs the Ipod Packaging

Berlim by bike

Pediram-me para ir buscar uma bicicleta e levar para o outro lado de Berlim. Nunca mais a larguei. A alegria que este bicho me trouxe, não é comparável. Troquei metro, eléctrico, autocarro e boleias pontuais pela minha nova querida mais-do-que-tudo.

10 Resultados:

durmo mais 10 (preciosos) minutos todas as manhãs;

poupo no ginásio - todos os dias no mínimo 1/2 hora para ir + 1/2 hora para voltar da Embaixada;

chego ao trabalho sem sono, desperta e com a sensação que já aproveitei alguma coisa do dia;

escrevi o meu testamento - o arrepio do "uí, foi por um triz", quando não se está coberto por metal, dá que pensar na Vida;

finalmente oriento-me sem ter que pensar na direcção da linha de metro;

berlim ganha novas formas, cores e texturas;

a adrenalina de passar um amarelo ganha toda uma nova dinâmica;

faço parte de um clã que efectivamente domina as ruas e estradas de Berlim;

respiro liberdade em estado puro;

e a música... há músicas cuja verdadeira intensidade apenas se compreende com uma certa pedalada e o vento a bater na cara.

Enfim. Tou convencida. Será que a felicidade absoluta passa por abrir uma loja de bicicletas??

Tuesday, April 3, 2007

perdidos e achados

Se eu corro todos os dias de manhã, se passo horas enfiada num atelier a cheirar a cola e a acrílico, se faço tatuagens nos braços do meu irmão mais novo, se o meu irmão mais novo um dia cresceu e é muito maior do que eu, se os meus amigos parecem um campo de batalha, corpos e corpos deitados no chão, se a Páscoa é hoje mesmo ou a semana santa ou a semana que o padre disse que servia para nos fazer de santos, se o Ipod foi mesmo a melhor invenção do mundo a seguir à bola de futebol, se os homens das cavernas já usavam preservativos, se o latex se rompe numa probabilidade de 10%, se o Frágil continua a ser a melhor boite de Lisboa, se pensam que o Lux passou à frente estão enganados, se é a música a antecedente e a precedente do amor, se um dia engordo e noutro emagreço, reflexo directo do cérebro que incha e desincha, se os posts não se fazem tão grandes e se isto nem sequer é o desejo número sete.


Então isso quer dizer que, por causa das tintas ou dos stencils, a escrita das minhas mãos está perra como um metal velho. E que então há que acalmar um pouca a cabeça, voltar a estudar a palavra e os livros, em vez de me meter em restaurantes indianos até às tantas da madrugada, a cheirar os sovacos da India inteira.

Monday, April 2, 2007

wish nº6

A non-wishable wish.


Hamburg e o Rei dos Presuntos

E com os portugueses... vêm os restaurantes, cafés e pastelarias.
Só num quarteirão contei mais de 15, entre os quais uma pérola da restauração:



Para desforra:

Pequeno-almoço: Torrada + Galão
Almoço: Caldeirada
Lanche: Pastel de Nata
Jantar: Bitoque mal passado!

Para matar as saudades de vez, nada como um belo acordar ao som de palavrões na língua de Camões!!

Hamburg by day


_
Hamburg é a cidade alemã onde vivem mais emigrantes portugueses.
Porquê?
_



'
Àgua!
A sensação é a de voltar a casa. De repente há água por todo o lado. E com ela vêm os portugueses. Não é bem mar, mas ajuda a matar as saudades.

Hamburg by night


_

A cidade dos marinheiros só podia ser que nem "Red Light District" à noite. Admito que fico sempre meia atarentada quando sou turista nestas zonas. Luzes, música, movimentos, gente, costumes antigos em modos modernos. Informação a 1000 km/hora em cada m2.

Mafalda? Anda lá!

Sunday, April 1, 2007

wish nº5

Um dia vais na rua e prego-te um beijo. E quem sabe ainda damos uma queca ao frio.