Monday, March 26, 2007

50 Anos da União Europeia



UE/50 anos: Angela Merkel abre as festividades em Berlim
Berlim, 24 Mar (Lusa) - "A chanceler alemã, Ângela Merkel, inaugurou hoje, na Filarmonia de Berlim, as festividades que assinalam os 50 anos do Tratado de Roma, na presença de outros chefes de Estado e de Governo da União Europeia
e da nossa Mafalda."

Pois é, não resisto. Eu estive lá.

Depois de semanas a trabalhar que nem uma mula para a vinda do nosso Zézito (ou também conhecido por Sua Excelência o Primeiro Ministro), tiveram pena de mim aqui na Embaixada e a Angela (mais conhecido por Merkel) convidou-me a participar num momento histórico: as Comemorações dos 50 anos da UE.

Podia ficar aqui horas a dissertar sobre tudo o que se passou, mas para evitar scrolles eternos, aqui fica o que não posso deixar de contar:

--> Fatiota apropriada: 2 semanas de nervos para escolher o que vestir. Sei lá eu que é que é normal usar em acontecimentos desta natureza.... Solução: HM - Não há Chefe de Estado nem diplomata algum que use roupa da HM. Certo e sabido que ninguém poderia ir com um vestido igual!! HM, saltos altos, cabelo e unhas arranjadas e tava feito! Admito que me esforcei, mas correu bem.

--> Stress com o PM e o Falcon: Acho que não posso revelar grandes pormenores, mas claro que à tuga tive q ir trabalhar no sábado de manhã de emergência e com o stress todo tive 10 min p me arranjar e fingir que até podia ser uma diplomata.

--> Mundo diplomático: Chegada à Philarmonie, quando estava apenas concentrada em equilibrar os saltos e a saia nas megas escadarias, começo a ser apresentada a meio mundo e dou por mim entre o Embaixador francês e o belga a falar em francês. “Comprendre” ainda vá que não vá, mas responder a perguntas sobre as manifestações sociais da semana passada em francês... e ninguém para me salvar… Mon Dieu...

--> Tapete vermelho: Desta passavam PM's e Ministros em vez de estrelas de Hollywood. Para mim é igual, pq tenho que estar sempre ao lado de alguém que me segreda os nomes e países/filmes em que participam.

--> Concerto histórico: Lá me sentei no meu lugar, 2 filas à frente do nosso PM e do Barroso. O concerto foi dirigido pelo maestro Simon Ratle que é considerado um dos melhores maestros do mundo. Aquela hora valeu por tudo.

--> Fim: passado 2h30 estávamos à porta a despedir. Tanto trabalho para apenas 2h30.

--> Noite Europeia dos Clubes: Pois que tão apraltada era uma pena ficar em casa. Fui convidada à ultima pelos meus coleguinhas e fomos correr os clubes (discotecas) de Berlim. Conheci a comunidade dos diplomatas que vive num mundo de luxo à parte. A boa noticia é que ainda são da velha escola e pagam tudo às senhoras.

1 comment:

Anonymous said...

This is great info to know.